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Como usar o tráfego orgânico no Instagram para aumentar o alcance do seu negócio em 7 dicas infalíveis. 

por | set 20, 2023 | Tráfego orgânico | 0 Comentários

Uma maneira de usar CTAs no Instagram é adicionar um link para sua história. Por exemplo, você pode criar uma landing page para lançar seu conteúdo rico e usar um link para promover esse conteúdo no Instagram Stories.

O que é tráfego orgânico para Instagram?

Quando falamos em tráfego orgânico no Instagram, estamos falando em focar na criação de conteúdo na rede social e gerar tráfego e leads através de estratégias orgânicas.

Essa estratégia é diferente da produção de conteúdo por meio de mídia paga, que é a publicidade patrocinada com tráfego pago.

Para o tráfego orgânico no Instagram, utilizamos métodos que incentivam as pessoas a acessar sua página e interagir com seu conteúdo sem precisar investir em publicidade para agilizar o processo.

No entanto, esta estratégia é geralmente de longo prazo e inclui vários fatores, tais como:

Crie um calendário editorial para Instagram. Como obter tráfego orgânico no Instagram? Um dos principais objetivos dos produtores de conteúdo que investem em uma estratégia de mídias sociais é aumentar sua base de seguidores, principalmente no Instagram.

Mas surge uma questão: Como é possível conquistar novos seguidores utilizando tráfego orgânico no Instagram?

Pensando nisso, reunimos sete dicas práticas para melhorar sua estratégia de geração de leads e aumentar o engajamento com seu conteúdo. Veja abaixo!

tráfego orgânico instagram

1. Use uma conta empresarial  ou de criador de conteúdo

O primeiro passo para aumentar o tráfego orgânico para o Instagram da sua marca é  criar um Instagram comercial. Existem também outros recursos que o tornam diferente de uma conta normal do Instagram.  A escolha desse modelo de perfil é importante porque permite monitorar métricas e fornecer informações sobre o seu negócio por meio de recursos proprietários.  Outro benefício de escolher um perfil comercial no Instagram é que você pode vender usando as ferramentas de comércio eletrônico da plataforma.  

2. Defina a estratégia do perfil  

Outra dica importante para os produtores de informação que buscam aumentar o tráfego orgânico no Instagram é criar uma estratégia que se adeque ao perfil do seu negócio.   Para isso, você precisa conhecer bem o seu público-alvo, inclusive quem vai liderar essa estratégia. Só então você poderá desenvolver um plano sólido.  Além disso,  o perfil da sua empresa deve ser atraente. Então, invista em:   Crie um feed regular.  Use uma identidade visual.  Edite seu conteúdo usando ferramentas de edição e design.  Descubra o que seu público deseja.  

3. Crie uma programação mensal de conteúdo   

É impossível pensar em tráfego orgânico no Instagram sem um plano de conteúdo consistente.   Na prática, isso significa que você precisa decidir antecipadamente qual formato de conteúdo irá utilizar e criar um calendário editorial com datas e horários de publicação.   Sim, é importante pensar no planejamento de estratégias que se ajustem aos hábitos de uso das mídias sociais do seu público-alvo.  Além disso, a criação de um calendário editorial traz os seguintes benefícios:   Faça anotações mais detalhadas.  Os fluxos possuem um modelo organizacional.  Crie sua primeira campanha  de postagens mais otimizadas.

4. Diversifique os conteúdos

Além da criação de um cronograma de conteúdo, é importante para a atração do tráfego orgânico no Instagram que o perfil do seu negócio tenha uma diversificação de conteúdos.

Atualmente, o Instagram conta com diversos recursos de imagens estáticas e vídeos, como:

Carrossel de imagens;

Reels;

Stories;

Outro tipo de conteúdo que costuma atrair bastante tráfego orgânico no Instagram são as lives. Por isso, vale a pena pensar em parcerias ou até mesmo lançar campanhas durante uma live.

5. Apostando no uso de CTAs  

Outra forma de direcionar o tráfego orgânico do Instagram para outras redes sociais ou páginas de vendas é incluir uma frase de chamariz em suas postagens.   Este call to action, também conhecido como CTA, é um elemento muito importante da sua estratégia de tráfego orgânico porque  indica uma ação para converter um lead.   

6. Crie uma bio chamativa e criativa

Saber como apresentar o seu negócio é o cartão de visitas da sua marca no Instagram. Isso é possível de maneira objetiva na bio da sua página.

Como o nome já diz, essa área do seu perfil tem a função de uma biografia rápida. Ela precisa ser breve e transmitir em poucas palavras a solução representada pelo seu negócio. Sua biografia do Instagram também é onde você pode criar links para direcionar o tráfego orgânico do Instagram para outras redes.

7. Acompanhe os resultados do tráfego orgânico no Instagram

No Instagram também é fundamental conhecer os resultados. Acompanhar as métricas e entender como cada conteúdo está performando é essencial para otimizar sua estratégia de tráfego orgânico. 

Só assim, você sabe qual conteúdo está rendendo conversões e aprende a melhorá-los. Por isso, não deixe de acompanhar os relatórios gerados pelo Instagram. Eles indicam:

  • Número de visitantes da página;
  • Percentual de crescimento de seguidores;
  • Visualizações do conteúdo;
  • Interações em postagens no feed e stories.

Como saber se você tem um bom alcance no Instagram?  

Para entender os resultados que o conteúdo da sua página está gerando e ver se o seu tráfego orgânico no Instagram está tendo um bom desempenho, você deve conferir as informações na aba PAINEL PROFISSIONAL. Aqui você pode ver quantas pessoas estão acessando sua publicação. Essas informações incluem seguidores e visitantes ocasionais.  

É importante lembrar que  alcance não é a mesma coisa que impressões. 

Impressões calculam o número  total de vezes que sua publicação foi vista, inclusive pela mesma pessoa.  Em outras palavras, o melhor alcance é determinado pelo número de  pessoas que seu conteúdo alcança, e não pelo número de visualizações.   

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