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Como ganhar seguidores no instagram – 9 dicas que podem te ajudar

por | out 22, 2023 | Instagram, Redes Sociais | 0 Comentários

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, somando mais de 603 milhões de usuários ativos. Além disso, ele conta com uma média de 97 milhões de fotos compartilhadas por dia. Então, será que ganhar seguidores no Instagram é algo tão difícil assim?

Como ganhar seguidores no instagram

Bom, as marcas e os influentes enfrentam um desafio constante por lá: as mudanças imprevisíveis do algoritmo. Ficou cada vez mais difícil entender o que fazer para que o Instagram entregue o seu conteúdo a mais pessoas. 

Para conseguir  mais seguidores no Instagram, você precisa expandir seu perfil. E aqui estão algumas estratégias que podem te ajudar a favorecer o algoritmo: Você precisa saber quais estratégias realmente funcionam. Sim, é difícil se destacar em meio a um mar gigantesco de conteúdo de qualidade, mas não é impossível. 

Leia todas as dicas a seguir para aprender como ganhar seguidores de forma ética no Instagram usando as melhores práticas.

  • Crie conteúdo de valor;
  • Tenha uma identidade visual que condiz com seu propósito;
  • Use estratégias humanizadas;
  • Use hashtags da maneira correta;
  • Interaja com as outras pessoas;
  • Poste todos os dias;
  • Crie postagens e stories interativos;
  • Invista em parcerias;
  • Patrocine conteúdos (anúncio).

Lista de 9 dicas para ganhar seguidores no Instagram

Existem muitas maneiras de ganhar seguidores no Instagram, algumas delas nem sempre éticas e podem até resultar em penalidades para o seu perfil. Portanto, alertamos você para ter cuidado com atividades suspeitas, como  compra de seguidores,  uso de bots ou participação em grupos de engajamento.  

Para te ajudar a crescer, reunimos oito dicas para impulsionar seu negócio no Instagram e atrair  mais clientes. Veja abaixo.

1. Crie conteúdo de valor

Primeiramente, para obter mais seguidores no Instagram, é essencial criar conteúdo de alta qualidade. Afinal, aplicar estratégias de crescimento de perfil é ineficaz se seu conteúdo não agregar valor ao seu público. Portanto, concentre-se na melhoria do conteúdo, incorporando postagens que eduquem, informem e, ao mesmo tempo, entretenham.

Mas como fazer isso? É necessário compreender sua persona e identificar suas necessidades, desejos, medos, hábitos e comportamentos. Somente assim será possível criar conteúdo que estabeleça uma identificação sólida e conexão profunda com a audiência.

2. Tenha uma identidade visual que condiz com seu propósito

A identidade visual é um fator forte, já que essa rede social é muito conhecida por seu foco em imagens e vídeos. Para atrair novos seguidores no Instagram, você precisa de uma identidade coerente que transmita a mensagem que você quer.

Se você vende brinquedos de crianças, por exemplo, faz sentido ter um feed todo preto? É claro que não, pois essa cor não transmite a alegria das crianças. Uma forma de evitar essa falta de conexão é variar as cores usadas ao longo do feed, por exemplo.

Veja algumas dicas para melhorar sua identidade visual no Insta:

  • Organize seu feed: você pode usar apps de organização como o Preview;
  • Procure utilizar sempre o mesmo filtro nas fotos;
  • Use a paleta de cores da sua identidade visual no feed;
  • Nas fotos, dê destaque ao produto e crie cenários interessantes.

3. Use estratégias humanizadas

Humanizar os posts do Instagram envolve criar conteúdo que se conecte de maneira autêntica com seu público, transmitindo a sensação de que há uma pessoa real por trás da conta. Aqui estão algumas dicas para humanizar seus posts no Instagram:

  • Conte histórias pessoais
  • Use uma linguagem informal
  • Mostre o “por trás das câmeras”
  • Responda a comentários
  • Compartilhe erros e aprendizados
  • Compartilhe conquistas e comemore marcos
  • Use fotos de rosto

Lembre-se de que a chave para humanizar seus posts no Instagram é ser autêntico, transparente e mostrar o seu verdadeiro eu. Isso ajuda a criar conexões mais profundas com seu público e a construir uma comunidade mais engajada e leal.

4. Use hashtags da maneira correta

Agora que você já melhorou sua identidade visual e seu conteúdo, vamos às hashtags. É importante usá-las, pois o seu post pode acabar aparecendo na seção Explorar do Instagram. Isso significa que pessoas novas podem encontrar o seu perfil.

Para que a sua estratégia de hashtags funcione, faça o seguinte:

  • Use de 5 a 10 hashtags por post;
  • Não use hashtags muito genéricas, como #lookdodia ou #modapraia. Procure especificar mais e focar no seu nicho;
  • Varie as hashtags em cada post. O Instagram não gosta de perfis que sempre usam o mesmo grupo de hashtags, pois ele quer que as pessoas personalizam suas publicações;
  • Evite usar hashtags banidas.

5. Interaja com as outras pessoas

O objetivo primordial das redes sociais reside na comunicação. Consequentemente, empresas e criadores que negligenciam o envolvimento com suas audiências e redes sociais enfrentam desafios, pois os algoritmos atribuem grande importância à interação. Daí a relevância de estabelecer conexões sólidas no Instagram.

É fundamental comentar nas postagens de outras marcas e apoiar o trabalho de outros usuários. Do contrário, seu perfil pode passar despercebido. Além disso, não se esqueça de responder prontamente aos comentários e mensagens.

Deixar as pessoas sem resposta não apenas reduz o engajamento, mas também transmite a sensação de que você não está comprometido com o relacionamento com seu público.

6. Poste todos os dias

Se você deseja aumentar o número de seguidores no Instagram, é crucial participar ativamente das redes sociais.

A frequência das postagens desempenha um papel importante no algoritmo, já que quanto mais você postar, mais visibilidade seu conteúdo receberá. No entanto, evite períodos de inatividade prolongados, pois isso pode prejudicar o engajamento.

Além disso, considere a relevância do horário e dia das suas publicações. Para tomar decisões informadas, você pode utilizar ferramentas de análise, como o Instagram Insights, para avaliar as características do seu público-alvo.

7. Crie postagens e stories interativos

Para atrair mais seguidores no Instagram, você precisa ter novos tipos de públicos. E um jeito legal de fazer isso é criar conteúdo interativo. O objetivo desse conteúdo é fazer com que o maior número de pessoas possíveis engaje com seu post, aumentando assim a o alcance dele.

Existem algumas estratégias que você pode realizar para criar esse tipo de post:

  • Peça para as pessoas marcarem um amigo (desde que faça sentido no contexto do post);
  • Peça para que as pessoas compartilhem seu story ou post e marquem seu perfil para ganhar algo exclusivo (pode ser um material gratuito);
  • Crie stories com enquetes, quizzes, caixinha de perguntas e outros recursos de interação.

Quando você recebe mais interações, o Instagram entende que seu conteúdo é relevante e merece ser mostrado para mais pessoas. É aí que a magia do algoritmo começa.

8. Invista em parcerias

As empresas podem se beneficiar muito com parcerias com influenciadores e criadores. O Instagram é um centro para criadores de conteúdo com fãs apaixonados, então investir em marketing de influenciadores pode ser uma boa ideia.

Claro, custa muito dinheiro, dependendo do influenciador que você escolher. No entanto, você pode ter certeza que obterá mais seguidores no Instagram. Na verdade, as pessoas às vezes confiam mais nas recomendações dos influenciadores do que nos anúncios. Portanto, considere esta estratégia.

9. Patrocine conteúdos (anúncio)

Se quiser acelerar  seu crescimento, você pode investir em uma campanha de marketing usando anúncios no Facebook ADS. As ferramentas de publicidade do Facebook são completas, oferecendo diversas maneiras de direcionar e otimizar seus resultados.   

Você pode pausar suas campanhas, fazer alterações e testar diferentes formatos sem afetar seu orçamento.

Campanhas de marketing no Instagram vão garantir uma contagem de seguidores  mais rápida, mas lembre-se  que só vale a pena o investimento se você já tiver um bom conteúdo em seu perfil. Caso contrário, priorize primeiro suas qualificações de conteúdo.

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